- Área: 35 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:CreatAR Images
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os arquitetos do Wutopia Lab receberam a tarefa de reformar um pequeno cômodo no escritório de uma empresa de turismo, transformando-o em um centro de informações turísticas.
Segundo os arquitetos, foi interessante experimentar através deste pequeno projeto, explorando os limites da arquitetura: "para fazer isso, tenho a tendência de projetar elevações de edifícios com um efeito de camadas que tente desfocar os limites climáticos da arquitetura".
A camada externa da construção original foi substituída por um vidro semi-transparente, criando uma caixa translúcida. Diferentemente de outros projetos do escritório, ao invés de trabalhar com o vidro semi-transparente como divisória de ambientes, esta caixa envidraçada é cercada por uma parede sólida que cria um pátio cuja função é ser um espaço transitório entre o espaço interno e externo.
Segundo o arquiteto, esta parede tornou-se uma elevação do edifício e acaba achatando o efeito de camadas e o romance arquitetônico dos elementos do edifício. Apesar de existir um valor holístico neste elemento, este não era o resultado almejado.
Este edifício está localizado próximo ao oceano e, portanto, a estrutura para suportar um material leve, como policarbonato e aço perfurado, ficará muito volumosa devido aos fortes ventos oceânicos.
A Aranya, empresa de turismo que contratou o serviço, tinha como principal preocupação trazer o mar como elemento para dentro do projeto. Partindo disso, os arquitetos usaram do padrão de camisas listradas que remetem aos marinheiros e ao oceano, para cobrir totalmente a parede sólida e o embasamento. O efeito dessas listras dissipa a presença dominante da uma parede sólida, criando uma ilusão de ótica que distorce a elevação dessa estrutura.
O arranjo espacial, criado a partir das aberturas na parede sólida e da interação desta com a caixa semi-transparente, garante um ambiente ambíguo e romântico, atingindo assim o resultado almejado pelos arquitetos.
Esta reforma se tornou uma nova antítese que evoca guias que levam os usuários ao mar.